01 setembro 2015

[RESENHA] As vantagens de ser invisível




Charlie é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Sua professora de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick e Sam, passam a andar com ele.

         


Logo adianto que é muito difícil fazer resenha desse livro sem dar nenhum tipo de spoiler, mas eis minhas tentativa.
          
 O livro As vantagens de ser invisível conta as aventuras de Charlie, que é um garoto quase recluso da sociedade. Isso piora quando um de seus melhores amigos, o Michael se suicida, fazendo com que ele seja acompanhado frequentemente por um psiquiatra, pois sua vida se restringe a casa - colégio. Até que um dia, Charlie conhece Patrick e Sam, que acabam se tornando seus grandes amigos e parceiros das melhores aventuras da vida até então monótona do garoto.

          
 As vantagens de ser invisível é todo contado pela visão de Charlie, porém de um jeito nada convencional. Conhecemos a história do menino por meio de cartas que ele manda pra um amigo secreto. Talvez pelo fato de Charlie ser apenas um garoto (15, 16 anos), o livro traz uma linguagem bastante jovial, com uso de gírias, palavrões e até mesmo erros gramaticais, que enfatizam a ideia de que o menino é que está escrevendo tudo.


 Durante as páginas dessa história, o autor fala de temas polêmicos, mas sem que o leitor perceba isso. O uso de drogas, o relacionamento homossexual, o aborto e a pedofilia são só alguns dos assuntos dos quais esse livro trata, todos relacionados a Charlie (e/ou sua família), Sam e Patrick.



A gente aceita o amor que acha que merece.

          
         
As vantagens de ser invisível é um livro super rápido e gostoso de ler. Em grande partes dos momentos, nos envolvemos com as situações de Charlie e também dos outros personagens. A história inte
ira se passa sem grandes revelações. Nada de bombástico. Até que, as últimas páginas foram de tirar o fôlego depois que o autor aborda um dos polêmicos temas na tentativa de explicar o que acontece de verdade com Charlie. Algumas coisas ficam sem respostas, mas eu acredito que a intenção do livro tenha sido fazer com que o leitor tire as suas próprias conclusões.




CAPA - 6
HISTÓRIA E ENREDO - 7
PERSONAGENS - 8
DESFECHO - 9

NOTA NO SKOOB: 4.4

LIVRO:    (4/5)
EDITORA: ROCCO
PÁGINAS: 224
ANO: 2007

GÊNERO: DRAMA / ROMANCE



QUEM É O AUTOR?




Stephen Chbosky é um romancista, roteirista e diretor americano, mais conhecido por seu romance adolescente "As Vantagens de ser Invisível" (1999). Ele também escreveu o roteiro do filme Rent (2005), e foi co-criador, produtor executivo e escritor da série de televisão Jericó, que começou a ser exibida em 2006.