31 outubro 2015

[RESENHA] Os 13 porquês - Jay Asher


Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.



O que pode levar uma pessoa a cometer um suicídio? Milhares de motivos podem passar na sua cabeça ao ouvir essa pergunta, e grande parte desses motivos são abordados pelo autor Jay Asher no livro "Os 13 Porquês".

"Eu precisava tirar uma folga de mim mesma."



Na história, conhecemos Clay, um jovem que, ao chegar em sua casa, vê um pacote com 13 fitas cassetes destinadas a ele. Ao ouvir as fitas, Clay se dá conta que elas são de Hannah Baker, uma garota da sua escola que se matou há duas semanas. Nas fitas, Hannah conta as razões que a levaram ao suicídio, onde cada uma das 13 gravações corresponde a uma pessoa que teve certa parcela de culpa na sua morte.




Enquanto caminha por pontos da cidade tentando reviver os últimos momentos de Hannah, Clay se dá conta de que "pequenas" atitudes podem marcar pra sempre a vida de uma pessoa.

Não tem como negar o fato de que "Os 13 Porquês" traz uma boa mensagem de reflexão, já que no livro, um dos principais motivos que causaram o suicídio de Hannah foi a falta de atenção que as pessoas tinham com ela, além do medo que a garota tinha de expor aquilo que estava sentindo. Mas não consegui, juro que tentei, de forma nenhuma, gostar de Hanna. Achei ela uma personagem cheia de mimimi desnecessário. É claro que cada uma daquelas 13 pessoas contribuíram da sua forma, para desestabilizar o emocional dela, mas, sinceramente, alguns motivos ali me pareceram irrelevantes.



"Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade."

Não sei se concordam comigo, mas, muitas vezes, a impressão que eu tive não foi que aqueles eram motivos que levaram a um suicídio, mas sim que o suicídio propriamente dito foi o que levou o autor a criar alguns dos motivos. (Não sei se deu muito pra entender)

A ideia do livro é excelente, talvez uma das melhores com que eu já tive contato, mas o desenrolar da história se mostrou cansativo e repetitivo algumas vezes.

Eu não costumo falar sobre a edição do livro, mas essa não poderia passar em branco, porque está simplesmente fantástica. As páginas decoradas com enfeites relacionados ao tema das fitas cassetes, além de uma capa bonita, aliados a uma sinopse tentadora, fazem com que qualquer leitor se renda a "Os 13 Porquês".

"Você não pode voltar ao passado."

E, apesar de ter feito tantas críticas negativas, não vou deixar de recomendar o livro, até porque várias pessoas são super fãs dessa história. Opinião é opinião, então você tem que ler pra saber a sua!
É uma leitura que, com certeza, pode ser feita em um dia, afinal são poucas páginas, e se você de fato gostar da história, só vai largar esse livro quando tiver na última páginas. Isso não aconteceu comigo, mas O.k.

Ah, gente. Quase esqueço! Esse livro vai virar série e Hannah Baker será interpretada por Selena Gomez. Para saber mais sobre isso, clique aqui: Os 13 Porquês vai virar série do Netflix.



CAPA 8
HISTÓRIA E ENREDO 5
PERSONAGENS 6
DESFECHO 6

NOTA NO SKOOB: 4.3

TÍTULO: OS 13 PORQUÊS
LIVRO(2/5)
EDITORA: ÁTICA
PÁGINAS: 256
ANO: 2007
GÊNERO: FICÇÃO JUVENIL/ DRAMA


QUEM É O AUTOR?

Jay Asher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário