22 agosto 2015

[RESENHA] Se eu ficar - Gayle Forman



Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.



        
Certo dia, Mia e sua família saem para um passeio de carro que acaba se transformando em tragédia. O carro capota, e seus pais acabam morrendo. A partir daí, surge o dilema em torno da protagonista que envolve todo o livro: viver ou morrer. E, por incrível que pareça, essa escolha só depende da própria Mia.


Às vezes você faz escolhas na vida e às vezes as escolhas fazem você.

 Você deve estar se perguntando: mas não é óbvio que "ficar" seria a melhor escolha? Para Mia, não é bem assim. Depois do acidente e da morte do pai e da mãe, a moça não vê razão para continuar vivendo, a não ser pelo seu irmão e pelo namorado, o Adam.





Eu não estou certa de que este é o mundo em que eu pertenço. Eu não tenho certeza de que eu quero acordar.

          



Me apaixonar pelo Adam foi como aprender a voar. Era empolgante e assustador ao mesmo tempo.


O livro é composto  [quase] inteiramente por flashbacks, lembranças e recordações da vida de Mia e da sua relação com aqueles que ela ama (sua melhor amiga, seu irmão e seu namorado). Independente de gostar ou não da história, com certeza você vai se comover com a tragédia que a vida de Mia se tornou e com a sua incerteza. O final do livro é meio: "anh? acabou?", a hora de finalmente sabermos qual é a escolha de Mia foi explorada pela autora de um jeito bem diferente e nos leva a esperar por uma continuação que na verdade não existe.

Se eu ficar é um livro que traz, por trás da triste história de Mia, uma reflexão que deve se estender para todos os leitores: a importância da vida, da família e dos amigos. E, principalmente, o quanto devemos e queremos lutar por eles.



O livro usa uma linguagem bem simples, voltada para os jovens e aposta na dúvida da protagonista para emocionar os leitores. A ideia funcionou.


CAPA - 8

HISTÓRIA E ENREDO - 9
PERSONAGENS - 7
DESFECHO - 7

NOTA NO SKOOB: 3.9


LIVRO   (4/5)
EDITORA: NOVO CONCEITO
PÁGINAS: 224
ANO: 2013
GÊNERO: YOUNG ADULT / DRAMA



SOBRE O AUTOR



Gayle Forman é uma autora premiada e uma jornalista cujos artigos foram já publicados na CosmopolitanSeventeen e Elle, entre outras revistas. Se Eu Ficar encontra-se publicado em mais de 35 países e recebeu diversas distinções, incluindo ser considerado um dos melhores livros juvenis de 2009 pela AMAZON e pela Publishers Weekly. A Summit Entertainment, o estúdio que produziu a saga Crepúsculo, adaptou esta obra ao cinema. Gayle Forman vive em Brooklyn com a família. Da mesma autora pode encontrar também na coleção «Noites Claras» o livro Espera por Mim.