27 agosto 2015

[RESENHA] Como eu era antes de você - Jojo Moyes


Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.




        
O livro inteiro gira em torno de Will, um executivo bem sucedido que vê todos os seus sonhos e planos indo por água a baixo depois de um acidente de moto que o deixa tetraplégico. A vida de Will e Louisa se cruza quando a moça perde seu emprego num café e se vê obrigada a procurar qualquer trabalho pela necessidade de ajudar financeiramente a sua família, que não vive um dos melhore momentos.             
       
Os primeiros contatos entre Lou e Will não são muito amigáveis, mas depois de alguma tempo juntos, os dois acabam nutrindo uma amizade/amor que os mantém unidos. Louisa passa a fazer várias atividades com Will (assistir filmes, passear pelo jardim), na tentativa de agradá-lo e fazer com que ele perceba que a vida ainda é bonita, mesmo sobre a cadeira de rodas.

Às vezes, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.

A Louisa e Will são personagens excelentes e dinâmicos. Adoro o sarcasmo de ambos e os diálogos entre os dois são muito bem explorados pela autora. Fora o "casal" protagonista, os outros personagens não me agradam muito. O Patrick, namorado de Lou é insuportavelmente chato e Nathan, o enfermeiro que cuida de Will é bem água com açúcar.
          




         
Durante muito tempo, hesitei em fazer essa resenha, porque eu nunca vi alguém falar mal desse livro. Pois é, pra tudo tem a primeira vez. Com exceção dos diálogos entre Louisa e Will, o livro traz momentos bem chatos e entediantes, mas o final correspondeu todas as minhas expectativas; talvez meu problema tenha sido criar muitas expectativas com relação a essa história. Apesar de ser extremamente triste, o desfecho dessa história me comoveu de uma maneira impressionante. Esse é um livro que faz você repensar a sua vida inteira. É que as vezes, reclamamos do pouco que temos, enquanto outras pessoas precisam apenas desse "pouco" para serem felizes.
        
O livro é bom, eu gostei. Mas, diferente de todo mundo, não morri de amores por ele. Enfim, se você espera uma história de amor, com finais felizes, essa não é uma opção.


Apesar de não ter gostado muito da escrita da autora, o livro é bem emocionante e tem um enredo comovente.



CAPA - 7
HISTÓRIA E ENREDO - 9
PERSONAGENS - 8
DESFECHO - 9 

NOTA NO SKOOB: 4.6

LIVRO   (4/5)
EDITORA: INTRÍNSECA
PÁGINAS: 320
ANO: 2013
GÊNERO: FICÇÃO JUVENIL



SOBRE O AUTOR
Resultado de imagem para jojo moyes

Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Estudou Jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Retrato de Família, e resolveu dedicar-se à escrita a tempo inteiro. Foi uma das poucas autoras a ganhar por duas vezes o prémio Romantic Novel of the Year, primeiro com Foreign Fruit (2003) e com A Última Carta de Amor (2010). Do catálogo da Porto Editora constam já os romances Silver Bay – A Baía do Desejo, Um Violino na Noite, Retrato de Família, A última carta de amor e Viver depois de ti.