29 agosto 2015

[RESENHA] A Escolha (A seleção #3)




America era a candidata mais improvável da Seleção: se inscreveu por insistência da mãe e aceitou participar da competição só para se afastar de Aspen, um garoto que partira seu coração. Ao conhecer melhor o príncipe, porém, surgiu uma amizade que logo se transformou em algo mais… No entanto, toda vez que Maxon parecia estar certo de que escolheria America, algum obstáculo fazia os dois se afastarem. Um desses obstáculos era Aspen, que passou a ocupar o posto de guarda no palácio e estava decidido a reconquistar a namorada. Em encontros proibidos, ele a reconfortava em meio àquele mundo de luxos e rivalidades. Com essas idas e vindas, America perdeu um pouco de espaço no coração do príncipe, lugar que foi prontamente ocupado por outra concorrente. Para completar, o rei odiava America e a considerava a pior opção para o filho. Assim, tentava sabotar a relação dos dois, inventando mentiras e colocando a garota em prova a todo instante. Agora, para conseguir o que deseja, America precisa cortar os laços com Aspen, conquistar o povo de Illéa e conseguir novos aliados políticos. Mas tudo pode sair do controle quando ela começa a questionar o sistema de castas e a estratégia usada para lidar com os ataques rebeldes.


          Finalmente, terminei a trilogia. A seleção chegou ao fim. E eu só tenho elogios para a história de Kiera Cass.
         
          
Em A escolha, America já não tem mais dúvidas. É com o Maxon que ela quer ficar. Porém, as dúvidas agora são da parte do príncipe, já que pra ganhar a coroa, America vai ter que mostrar a Maxon que ele pode confiar nela. Esse livro, apesar de ser o mais curto da trilogia, é onde acontecem dezenas de coisas que deixam o leitor ansioso pelo próximo capítulo. 


Não se preocupe. As melhores pessoas sempre carregam alguma cicatriz.          
Eu sempre fico meio ansioso pelos últimos livros das séries que eu gosto, e, na maioria das vezes, eles me decepcionam. Dessa vez, foi diferente. O desfecho que a Kiera deu pra essa história foi bom (confesso que eu esperava mais), apesar de eu achar que algumas questões que ela mesmo levantou durante o livro ficaram quase vagas e sem um final. Sem dúvida, A escolha é o livro mais arriscado e ousado dentre os três. É nele que a autora explora ainda mais a questão dos rebeldes e da inconformação do povo de Illéa com a divisão do país em castas.
          
Durantes todos os capítulos, America e Maxon demonstram que se amam, mas sempre tem alguma coisa pra separá-los, ora o rei, ora os rebeldes, ora Kriss (parecia novela mexicana). Se em A elite, uma das maiores surpresas foi a "descoberta" da verdadeira personalidade do rei, nesse livro as surpresas ficaram por conta de Celeste (sem spoiler).

        
          
Enfim, são livros, que, sem dúvida eu indico a todos. Comecei a ler com a impressão de que não fosse conseguir passar do primeiro livro, mas a realidade foi que a cada capítulo eu me impressionava ainda mais com a capacidade que a Kiera tem de prender o leitor em uma história.   



Essa série entra pra lista das minhas favoritas, sem dúvida.

CAPA - 9
HISTÓRIA E ENREDO - 8
PERSONAGENS - 10
DESFECHO - 9

NOTA NO SKOOB: 4.5


LIVRO  (5/5)

EDITORA: SEGUINTE
PÁGINAS: 352
ANO: 2014

GÊNERO: ROMANCE / DISTOPIA / FANTASIA
SÉRIE: A SELEÇÃO (3° LIVRO) 

SOBRE O AUTOR




Nasceu em 1981, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Formou-se em história na Universidade de Radford, na Virginia, e publicou seu primeiro livro, The Siren, em 2009, em uma edição independente. Seus maiores sucesso são a trilogia composta por A seleção, A elite e A escolha.