24 agosto 2015

[RESENHA] A Seleção (A seleção #1)



AMERICA, MAXON E A SELEÇÃO 

KIERA CASS

Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de suas vidas. A oportunidade de escapar da vida estabelecida para elas desde o nascimento. Entrar em um mundo de vestido brilhantes e joias de valor inestimável. De viver em um palácio e competir pelo coração do lindo Príncipe Maxon. Mas para America Singer, ser Selecionada é um pesadelo. Isso significa virar as costas para seu amor secreto com Aspen, que é de uma casta menor que a dela. Deixar sua casa para entrar em uma competição acirrada por uma coroa que ela não quer. Viver em um palácio constantemente ameaçado por rebeldes violentos. Então, America conhece Príncipe Maxon. Gradualmente, ela começa a questionar todos os planos que fez para si mesma- e percebe que a vida que ela sempre sonhou não é nada comparada com o futuro que ela nunca imaginou.





Durante muito tempo, fugi dessa leitura, porque A Seleção é um típico livro modinha: todo mundo lê, todo mundo gosta, todo mundo comenta. Comecei essa história, sem nenhuma grande expectativa e isso ajudou bastante, porque o livro me surpreendeu positivamente. Não é o melhor livro da vida, mas é uma leitura excelente.
          
A Seleção se passa no futuro, em Iléa, um país que ocupa um território que hoje é dos Estados Unidos. A sociedade desse país é dividida em castas, onde a Um é composta pela família real e a Oito, pelos miseráveis e mendigos. America, protagonista do livro, é uma Cinco e sua família vê a oportunidade de mudar de vida em uma Seleção promovida pelo príncipe com o objetivo de escolher sua futura esposa. É uma espécie de reality show, televisionado para todo o país, em que as garotas são eliminadas até que só sobre a "escolhida". America não suporta a ideia de participar da Seleção, porque não quer se despedir de sua família e de Aspen, seu namorado secreto, porém é convencida por todos a entrar nesse jogo. Jogo, que ela pode acabar gostando.


Um dia você vai dormir nos meus braços todas as noites. E acordar todas as manhãs com meus beijos. E algo mais.


         

Estou aqui e não estou lutando. Meu plano é aproveitar a comida até você me chutar.

O livro traz uma leitura bem leve e com pouca dinâmica, mas isso não é um ponto negativo. A autora usa de maneira esperta o enredo que tem, explorando cada pedaço dele. Os primeiros capítulos foram bem chatos pra mim. A chatice da mãe de America, o (insuportável) Aspen e outras coisas que aconteciam no começo da história me fizeram querer dormir. Mas, quando finalmente a Seleção começa, tudo melhora. O ponto forte desse livro, com certeza, são as cenas entre America e o príncipe Maxon. Os diálogos são super interessantes. Confesso que algumas falas eu li mais de três vezes, de tanto que eu gostei.


Surpreendentemente, eu adorei esse livro. Ansioso pra ler a continuação.



CAPA - 9
HISTÓRIA E ENREDO - 7
PERSONAGENS - 9
DESFECHO - 6

NOTA NO SKOOB: 4.5

LIVRO   (5/5)

EDITORA: SEGUINTE
PÁGINAS: 368
ANO: 2012
GÊNERO: ROMANCE / DISTOPIA / FANTASIA
SÉRIE: A SELEÇÃO (1° LIVRO)




SOBRE O AUTOR
         
       Nasceu em 1981, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Formou-se em história na Universidade de Radford, na Virginia, e publicou seu primeiro livro, The Siren, em 2009, em uma edição independente. Seus maiores sucesso são a trilogia composta por A seleção, A elite e A escolha.