10 janeiro 2016

[RESENHA] O capítulo do Julian

O capítulo que você queria ler em Extraordinário. Mais de 1 milhão de leitores já se encantaram com Extraordinário e a bela história de Auggie Pullman – um garotinho de feições incomuns que tem pela frente uma difícil missão: convencer as pessoas de que, apesar da aparência, é uma criança igual a qualquer outra. Agora todos terão a chance de saber o que se passa na cabeça do personagem mais controverso do romance: Julian, o menino que lidera a cruzada de bullying contra Auggie. Por que Julian trata Auggie tão mal? Será que ele pode ser perdoado?
Em O capítulo do Julian R. J. Palacio faz uma comovente incursão no mundo de uma criança que tem o coração muito maior do que seus atos de bullying e crueldade podem fazer mostrar, mas precisa de ajuda para enxergar isso.




Vocês lembram do Julian? Aquele garotinho que era o terror do Auggie. Sim, aquele que vivia praticando bullying contra o nosso protagonista. Aquele que foi o grande vilão da Beecher Prep durante todo o livro. Pois é, em O capítulo do Julian vamos conhecer os reais motivos capazes de "justificar" as atitudes do garoto.

"Na primeira vez que vi August, bem, tive vontade de cobrir os olhos e sair correndo e gritando. Sei que isso soa cruel, e sinto muito. Mas é verdade."

O conto nos mostra a vida de Julian e a sua relação com os pais. Sua mãe é super protetora, já o seu pai é advogado. Ambos sempre fizeram de tudo para inocentar o garoto em suas atitudes, talvez por isso Julian está acostumado a ser o "dono da razão".



Lendo essa história, eu fiquei cada vez mais ciente de que a educação deve primeiro vir de casa. A "culpa" pelas atitudes ignoráveis de Julian são, em sua grande parte, de seus pais protetores. Mas, enfim, não estou aqui para dar lição de moral e sim para falar sobre a história.

"Mas o bom da vida, Julian, é que às vezes podemos consertar nossos erros. Aprendemos com eles. Nós nos tornamos pessoas melhores."

Entre os contos que foram lançados posteriores a Extraordinário, esse foi o que sempre me deixou com muita vontade de ler. Entender os motivos do Julian era uma das minhas principais curiosidades. Como um garoto de tão pouca idade poderia ter tanta maldade? A história não decepcionou as minhas expectativas e foi até melhor do que eu achava que iria ser.

É uma lição de amor para todos os leitores. Mas, principalmente, uma lição de aprendizado. Existe um quote/citação que define perfeitamente o que essa história significou para mim:

 "Um erro não define quem você é, Julian. Entende? Você pode simplesmente fazer a coisa certa da próxima vez."

CAPA 8
HISTÓRIA E ENREDO 9
PERSONAGENS 10
DESFECHO 8

(5/5)

NOTA NO SKOOB: 4.6

TÍTULO: O CAPÍTULO DO JULIAN
EDITORA: INTRÍNSECA
PÁGINAS: 96
ANO: 2014
GÊNERO: LITERATURA INFANTO-JUVENIL

AUTORA: 

R.J. PALACIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário