05 janeiro 2016

[RESENHA] Diário de uma banana #1

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.
Em Diário de um Banana, o autor e ilustrados Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável.



Não é um diário, é um livro de memórias. Durante toda a sua infância, Greg registra em um caderno todas as aventuras de seu dia a dia escolar. O garoto está na 6° série do Ensino Fundamental e longe ser um dos mais populares do colégio, ele e seu melhor amigo, Rowley, fazem qualquer coisa para chamar atenção. Tudo isso pra conquistar o "posto" de queridinhos entre os colegas.

O livro traz uma linguagem bastaaaaaaante informal. A história também é cheia de ilustrações que descrevem a vida de Greg. Tudo isso faz com que o livro seja super rápido de ler. E eu não estou falando em rápido para ler em um dia, mas sim rápido para ler em uma hora. Isso é, se você conseguir gostar da história e embarcar nessas aventuras.


Desde que foi lançado, essa série de livros sempre causou muita comoção principalmente entre o público infanto-juvenil. Eu até entendo que as crianças se identifiquem com o personagem protagonista, mas pra mim, muitos dos valores passados neste livros são "inadequados" para os pequenos. Temos que levar em consideração que muitas crianças que leem ainda não são capazes de discernir o que é certo e o que é errado, aí é que está o problema.

Não deu pra gostar do Greg. Mesmo sendo uma criança, achei ele um personagem bem fútil e muitas vezes sem valores. Tudo isso poderias ser explicado pelos problemas que o garoto tem em casa, já que ele sofre constantemente bullying por parte de seu irmão mais velho, o seu irmão mais novo é super mimado e seus pais são distantes.

Apesar da história não ser lá essas coisas, a edição e a diagramação merecem destaque.



CAPA 6
HISTÓRIA E ENREDO 4
PERSONAGENS 5
DESFECHO 5

NOTA: (2/5)

NOTA NO SKOOB: 4.0

EDITORA: V & R EDITORAS
PÁGINAS: 217
ANO: 2008
GÊNERO: INFANTIL / COMÉDIA
SÉRIE: DIÁRIO DE UM BANANA (1° LIVRO)

QUEM É O AUTOR?

JEFF KINNEY  :)

2 comentários:

  1. Eu acho a digressão super linda dessa série.
    Eu acho que por se tratar de uma criança, para crianças, elas vivem muito o agora e pensar de forma mais profunda não muito do feitio delas. Salve excessões, quando crianças com alguma deficiência já vivem mais nesse mundo cruel com as maldades dos adultos.

    http://criptografandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir