02 novembro 2015

[RESENHA] Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara


Uma garota surge de repente no caminho da adolescente Piddy Sanchez para avisá-la de que Yaqui Delgado vai acabar com ela. Piddy acabou de mudar de escola e nem faz ideia de quem seja Yaqui, muito menos do que pode ter feito de tão errado para apanhar. Mas Yaqui sabe quem ela é, e a odeia. Piddy Sanchez não tem descanso. Ser filha de uma imigrante cubana nos Estados Unidos e crescer sem pai já era bem difícil sem ter alguém a odiando. No ensino médio da nova escola, seu corpo atraente desperta tanto os olhares dos meninos quanto o da esquentada Yaqui, que começa atacando a novata com ameaças cruéis, mas demonstra ser capaz de muito mais que isso, tornando a vida de Piddy um verdadeiro inferno dominado pelo medo. Denunciar Yaqui não é uma opção. Fugir não adianta. O importante agora é sobreviver. O romance explora a questão do bullying nas escolas e fala de violência doméstica, assuntos que vêm sendo cada vez mais discutidos atualmente, por afetar muitas crianças e adolescentes.



Não lembro de um livro que eu tenha lido tão rápido. Aproveitei o feriado, embarquei nessa leitura e em apenas uma tarde eu já estava nas últimas páginas.

Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara é uma narrativa em primeira pessoa, sob a visão de Piddy
, uma adolescente que acaba de mudar de bairro, e, consequentemente, de escola, indo estudar na Daniel Jones, onde não conhecia absolutamente ninguém. Logo em suas primeiras semanas como novata, Piddy começa a receber ameaças de uma tal de Yaqui Delgado. Essa garota espalha pra todos os cantos da escola que "quer quebrar a cara de Piddy". O que a nossa protagonista não entende é o porquê de tudo isso, já que ela não sabe nem que é Yaqui, e muito menos, quais motivos ela teria para a odiar tanto.


"Ando pensando ultimamente que crescer é como passar por portas de vidro que só se abrem em uma direção; você consegue ver de onde veio, mas não pode voltar. Ao menos para mim é assim."

Depois que as ameaças de Yaqui começam a ficar mais ameaçadoras, a vida de Piddy passa a ser cada dia pior, e, é aí que o bullying começa se configurar. A garota acaba descobrindo que é tão odiada simplesmente porque (1) anda rebolando o quadril e (2) o namorado de Yaqui já fez "piadinhas" para ela. Para Piddy, denunciar Yaqui não é uma alternativa, pois pra ela, contar para todos o que estava passando só iria piorar as coisas.

No desenrolar do livro, podemos sentir na pele tudo aquilo que se passa na cabeça de uma vítima de bullying. Piddy passa a ter comportamentos agressivos, mudanças físicas, além de uma queda em seu rendimento escolar; todas esses sentimentos foram muito bem jogados pela autora. O que nos entristece é saber que não são apenas os personagens literários que enfrentam esse tipo de problema, pelo contrário, as histórias fictícias só são criadas com o intuito de alertas as pessoas e, quem sabe, evitar ao máximo que isso aconteça ao nosso redor.


"Falar sobre um segredo é como procurar a saída de uma caverna, não é? Não dá para saber ao certo se estamos penetrando ainda mais fundo ou nos aproximando da liberdade. O que é a luz do Sol e o que é apenas uma miragem?"

O bullying é um tema que vem muito forte na literatura hoje em dia. Os 13 porquês, Antes que eu vá, A lista negra e agora, Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara, estão aí para comprovar isso. Apesar de não ter lido todos esses (ainda), pude perceber que Yaqui é aquele que retrata a realidade assim como ela é. Por exemplo, Os 13 porquês fala de um suicídio que foi causado pelo bullying; A lista negra fala de mortes também causadas pela bullying e assim vai... Mas, Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara fala principalmente das consequências diárias que um jovem pode sofrer quando exposto a esse problema.

Como falei no início, devorei esse livro em apenas algumas horas. Além do livro ter só 272 páginas, a história me encantou tanto que eu só consegui parar depois de conhecer o desfecho.




CAPA 8
HISTÓRIA E ENREDO 8
PERSONAGENS 8
DESFECHO 7


NOTA NO SKOOB: 3.8

TÍTULO: YAQUI DELGADO QUER QUEBRAR A SUA CARA
LIVRO(4/5)
EDITORA: INTRÍNSECA
PÁGINAS: 272
ANO: 2015
GÊNERO: YOUNG ADULT / DRAMA


QUEM É O AUTOR?

Meg Medina!

6 comentários:

  1. Taí um livro rapidinho mesmo!
    Eu adorei!
    Não li tão rápido quanto vc pq eu estava lendo outros paralelamente, mas ainda assim, a leitura fluiu super bem!
    Bullying se transformou no clichê do momento... mas temos bons livros sobre o assunto!
    Adorei o seu blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Concordo!
    De fato, temos bons livros sobre o Bullying, só espero que esse tema não se torne cansativo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie, Cara!!
    Eu li esse livro há algum tempo e também fiz resenha no blog, acho que li rápido, mas não tanto como você ahaha.
    Confesso que fiquei com um pé atrás para começar a leitura porque se tratava de bullying e acho que o tema está saturado, no entanto eu me arrisquei e fiquei feliz com isso porque gostei bastante da estória. Num dado momento, quando a Yaqui vai bater nela na porta de casa e aquela senhora vê tudo e não faz nada, eu chorei, por que lembrei que sofria bullying também quando era menor e senti as dores da Piddy.
    Ótima resenha...
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alana,
      Também acho a temática do bullying um pouco desgastada, além do mais, o outro livro que eu tinha lido com esse tema não me agradou muito (Os 13 Porquês). Mesmo assim, me arrisquei nessa leitura de apenas uma tarde, ashauhsuahsuha.

      Beijão!

      P.S.: Indo agora visitar sua resenha.

      Excluir
  4. Cara, vi esse livro na turnê intrínseca e morro de vontade de lê-lo!

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá esperando o que? ahshauhsuhahuaushuha.
      Leia!
      Depois me conta o que achou, ta bom?
      Beijão...

      Excluir