24 novembro 2015

[RESENHA] Eu estive aqui - Gayle Forman

Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... 
Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? 
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. 
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. 
Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível. 



Meg e Cody são duas amigas inseparáveis que moram em uma cidade pequena e vivem fazendo planos juntas, desde sair com os amigos até ir morar em outro lugar para faculdade.
Ao terminarem o Ensino Médio, é isso que acontece com Meg, ela sai para Tacoma, onde lá vai cursar faculdade, deixando toda sua família inclusive Cody para trás. Meses depois da mudança de cidade, uma notícia chega como uma bomba devastando todos: O corpo de Meg foi encontrado num quarto de hotel ao lado de um frasco de veneno que a garota tomara.

A partir do acontecido, a vida de Cody vira de cabeça para baixo. As dúvidas pairam na cabeça da protagonista já que ela e Meg sendo tão amigas, será que não era possível perceber nenhum sinal de que a vida de sua bff estava virando de cabeça para baixo? Que motivos poderiam ter levado uma pessoa ao suicídio? Acima de tudo, que motivos poderiam ter levado Meg ao suicídio?

"Supostamente, eu era a melhor amiga dela, e não sabia nada disso, porque ela não me contou. Ela não me contou que achava a vida um sofrimento insuportável. Eu não fazia a menor ideia."

Em busca de pistas sobre os motivos que teriam sido a causa de Meg ter se matado, Cody acaba embarcando em uma aventura por Tacoma, onde a garota vivia, e lá, acaba conhecendo os amigos e amores de Meg, fazendo com que uma outra face dela, ainda desconhecida, seja revelada. É lá em Tacoma também que a vida de Cody muda.

Como esse é o segundo livro da Gayle que eu leio, as comparações com "Se eu ficar" são inevitáveis. Os dois tratam de assuntos fortes, e eu acho que apesar do primeiro ter uma premissa mais empolgante, em "Eu estive aqui", a autora está mais madura e consegue passar mais sentimentos pelos personagens, principalmente pela protagonista. coisa que eu não vi muito na Mia de Se eu ficar.

"Vejo que algumas pessoas estão chorando. Eu as fiz chorar. Me tornei um veneno. Se me beber, você morre."

Os livros que eu leio e gosto normalmente só começam a me empolgar depois de alguns capítulos. Com os livros da Gayle (tanto Se eu ficar quanto Eu estive aqui) a coisa foi diferente. No começo eu me empolguei bastante e fui entregue a narrativa da autora, mas com o desenvolver da história fui perdendo um pouco o fôlego. Tanto é que eu li 50% desse livro em um dia, mas a outra metade eu levei uns 3 dias pra concluir.



Eu estive aqui é um livro que, sem dúvida, poderia ter sido melhor em alguns pontos, principalmente na emoção. Apesar de uma história triste, eu não fiquei muito cativado praticamente em nenhum momento, mas aí eu imaginei que isso fosse acontecer no final e pah: NADA! No desenrolar do livro, foram inseridas algumas pitadas de romance, drama, problemas familiares, e outros temas que contribuíram bastante pra que a história não ficasse arrastada e cansativa. É um livro forte, cheio de detalhes suicidas que eu até acho que a autora poderia ter nos poupado, mesmo assim é uma leitura super válida.


CAPA 7
HISTÓRIA E ENREDO 8
PERSONAGENS 8
DESFECHO 6

4 ESTRELAS

NOTA NO SKOOB: 4.1

TÍTULO: EU ESTIVE AQUI
EDITORA: ARQUEIRO
PÁGINAS: 240
ANO: 2015
GÊNERO: FICÇÃO


QUEM É O AUTOR?
GAYLE FORMAN

7 comentários:

  1. Oi, Luiz!
    Esse é um livro da Gayle que quero ler porque se trata de um tema que sou bastante curiosa: suicídio (sim, não bato bem das ideias).
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que gosta do tema, provavelmente vai gostar do livro, porque nele o suicídio é escancarado, sem rodeios!

      Excluir
  2. Olá ^^

    Eu tenho muita curiosidade sobre esse livro, só assisti o filme e amei.

    Ótima resenha,

    Bjks,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu tenho muita vontade de ler esse livro! Já li "Se Eu Ficar" da mesma autora e adorei.
    Parabéns pelo Blog!
    Sucesso!

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita. Estou seguindo também.
    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir