28 novembro 2015

[RESENHA] Blackbird, a fuga (Blackbird #1) - Anna Carey


Uma garota acorda nos trilhos do metrô de Los Angeles sem lembrar quem é. Há uma mochila a seus pés contendo uma troca de roupas, mil dólares em espécie, um número de telefone e a instrução “Não ligue para a polícia”. Perguntas rodopiam em sua cabeça: Quem é ela? Como chegou ali? O que ela fez? O que significa a tatuagem de um pássaro e o código FNV02198 em seu pulso? Ela mal tem tempo para descobrir sua identidade, e logo percebe que está sendo caçada. Precisa fugir desesperadamente. Não sabe quem são eles, não sabe em quem confiar. Só há uma coisa que sabe com certeza: estão tentando matá-la. Primeiro livro do dueto Blackbird.


"Você está nos trilhos de um metrô. Na sua mochila há apenas um canivete, um número de telefone, alguns dólares e um bilhete instruindo a não chamar a polícia. O metrô está se aproximando. Some isso ao fato de que você não sabe nada sobre quem é, nem mesmo o seu nome e muito menos porque veio parar aqui." Sinta-se na pele da nossa protagonista. A garota apenas tem como pista a tatuagem de um pássaro negro junto a um tipo de código com letras e números.

Coisas que eu sei que são verdadeiras:
- Estou em Los Angeles
- Acordei nos trilhos do metrô na estação Vermontl Sunset
- Sou uma garota
- Tenho cabelos pretos e longos
- Tenho uma tatuagem de pássaro no pulso direito (FNV 02198)
- Sou boa de corrida


Desde o começo da história a vida da nossa protagonista está um caos. Aliado ao fato de não conhecer nada sobre seu passado, a garota está sendo perseguida por sabe se lá quem. Depois de ser vítima de uma armação por parte de seus perseguidores, ela também precisa fugir da polícia. Nunca vi uma pessoa tão sofrida, aff... Além de todo o suspense, o livro também traz um romance, já que em uma de suas andanças, a personagem principal (vou chamar assim porque não tem nome a coitada) encontra Ben, com quem acaba se relacionando. Ben ajuda a garota a desvendar pistas sobre quem ela é. 

Confesso que não me empolguei com esse livro logo de primeira. Nos primeiros capítulos, eu achei um pouco confuso a escrita por ela ser em segunda pessoa. Isso mesmo, segunda pessoa, daquele jeito que eu comecei a resenha (Você está, você é, você sente...). Nunca tive contato com uma escrita desse tipo, por isso o estranhamento inicial, mas depois percebi que isso só contribuiu para aumentar a tensão da história.


"O que significa isso? Por que estava deitada nos trilhos do metrô? Por que não consegue se lembrar de como foi parar lá, como chegou à estação, à cidade? Você olha para suas roupas com a sensação de que está usando uma fantasia. Os jeans não servem, a camiseta está larga nos lugares errados, os cadarços não estão apertados o bastante. Você não consegue se livrar da sensação repugnante de que não vestiu a si mesma."

O livro não tem um desfecho propriamente dito, até porque é um duologia. O segundo chamado Dead Fall já foi lançado aqui no Brasil e vou tentar encaixá-lo nas minhas próximas leituras, porque Blackbird me deixou com um gostinho de quero mais. 

É uma história que assim como todo bom enredo de suspense prende o leitor. Isso não aconteceu comigo logo que comecei a ler, como falei anteriormente na resenha, mas com o passar dos capítulos eu me vi tão envolvido que só consegui parar depois que terminei.


CAPA 8
HISTÓRIA E ENREDO 8
PERSONAGENS 7
DESFECHO 8
4/5


NOTA NO SKOOB: 4.1

TÍTULO: BLACKBIRD, A FUGA
EDITORA: V & R
PÁGINAS: 230
ANO: 2015
GÊNERO: THRILLER
SÉRIE: BLACKBIRD (1° LIVRO)

AUTORA:

Anna Carey

2 comentários:

  1. Olá ^^

    Assim como você também não gosto da premissa do livro, mas quem sabe dê ao livro uma chance.

    Bjks,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gosto da premissa, só os primeiros capítulos que não me agradaram tanto. Mas, depois que tu se empolga, as páginas vão passando e quando vê, já chegou no final.
      Beijos

      Excluir