30 dezembro 2015

[RESENHA] Fique onde está e então corra - John Boyne




Em meio às tragédias da Primeira Guerra Mundial, o amor é a única arma de um garoto para curar seu pai.
Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados — enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar.
Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.




"Fique onde está e então corra" é o meu segundo contato com o autor John Boyne
. O outro livro que li dele foi "O menino do pijama listrado" (um dos melhores livros da vida). Em Fique onde está... Boyne também aborda o tema das guerras mundiais e ambos os livros são narradas sob a perspectiva de uma criança. Nesse caso, a história gira em torno de Alfie Summerfield , que está comemorando seu aniversário de 5 anos de idade bem no exato momento que o país começa a entrar em guerra.

Já não bastassem as turbulências que a família Summerfield passa, o pai de Alfie, George, se voluntaria a participar da guerra. Com toda a sua inocência, o garoto acaba não compreendendo a magnitude daquele momento tão cruel, só o que ele sabe é que uma boa parte de sua infância está sendo perdida por conflitos burocráticos de sua nação.

Anos se passam, e Alfie passa a receber cada vez menos notícias do pai, até que chega ao ponto em que o menino não sabe mais absolutamente nada do paradeiro de George. Decidido a tirar a história a limpo, Alfie se aventura em uma jornada de descobertas, onde o principal intuito é encontrar e trazer de volta para casa seu pai.

"O mundo é imenso, não é? -disse Georgie. -Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?"

Antes de ler esse livro, algumas pessoas me falaram que ele se trata, acima de tudo, de como o amor pode curar toda e qualquer ferida. E, de fato, essa é a lição que Boyne nos transmite nessa leitura. Mesmo com apenas dois livros dele lidos, já consigo perceber traços característicos de suas histórias, como por exemplo a construção forte e cativante dos personagens. Além disso, o autor consegue, entre as páginas, destruir o coraçãozinho do leitor.

"- Sobrevivemos para lutar mais um dia."

Pode até parecer clichê falar isso, mas esse não é um livro para ser lido e sim sentido. Com tantas emoções que o John Boyne transmite na história, eu arriscaria dizer que é impossível não rir com as aventuras do Alfie, e ao mesmo tempo sofrer com as pancadas que a vida dá no garoto.


CAPA 7
HISTÓRIA E ENREDO 8
PERSONAGENS 8
DESFECHO 8
(5/5)

NOTA NO SKOOB: 4.4

TÍTULO: FIQUE ONDE ESTÁ E ENTÃO CORRA
EDITORA: SEGUINTE
PÁGINAS: 224
ANO: 2014
GÊNERO: INFANTO-JUVENIL

AUTOR:

JOHN BOYNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário