Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita.
Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.A primeira parte do livro consiste, principalmente, na realização do plano de vingança de Margo com ajuda de Quentin. Esse é um dos pontos fortes do livro e que prende o leitor. Confesso que dei altas gargalhadas com as loucuras de Margo, enquanto praticava cuidadosamente as onze etapas de sua vingança. Aliás, Margo não é simplesmente mais uma daquelas garotas populares e estúpidas do colégio. Ela tem um humor inigualável e suas ideias mirabolantes fazem com que o leitor se apaixone pela personagem. Porém, tudo muda quando depois dessa noite de aventuras, Margo some e a vida de Q. passa a girar em torno da busca de pistas para encontrá-la. O livro começa a ficar repetitivo, já que a impressão que dá é que todas as pistas levam a lugar nenhum e que Quentin nunca desiste de encontrar Margo (isso é meio estúpido da parte dele), arriscando até a própria vida e de seus amigos.
❝É muito difícil ir embora - até você ir embora de fato. E então ir embora se torna simplesmente a coisa mais fácil do mundo.❞
❝O para sempre é composto de agoras.❞
Seria um clichê falar sobre o John Green e sua escrita. Não só nesse livro, como em todos os outros, ele consegue abordar temas polêmicos e controversos paralelos a uma história de amor, mas com uma linguagem simples e, principalmente, destinada aos jovens.
Bem, se você espera um típico livro de "Sessão da tarde", essa é uma boa pedida. Mas, se você preza pelos bons enredos e pela histórias cativantes, eu não te recomendo esse livro!❝Nada acontece como a gente acha que vai acontecer.❞
Balanceando momentos ruins e bons, o livro traz uma linguagem bem jovial, porém com uma história sem muitas revelações.
CAPA - 7
HISTÓRIA E ENREDO - 7
PERSONAGENS - 8
DESFECHO - 5
NOTA NO SKOOB: 3.9
LIVRO: ★★★✰✰ (3/5)
EDITORA: INTRÍNSECA
PÁGINAS: 368
ANO: 2013
GÊNERO: YOUNG ADULT / ROMANCE / DRAMA
ANO: 2013
GÊNERO: YOUNG ADULT / ROMANCE / DRAMA
SOBRE O AUTOR
John Green nasceu em Indianópolis, Indiana, EUA, no dia 24 de agosto de 1977, mas cresceu em Orlando, Flórida. Ele estudou na Lake Highland Preparatory School e na Indian Springs School (local usado para cenário do livro “Quem é Você Alasca?”). No ano 2000, formou-se em Inglês e Estudos Religiosos, pela Kenyon College. John chegou a considerar a possibilidade de ser ministro episcopal.
John Green passou cinco meses trabalhando em um hospital infantil, o que lhe inspirou mais tarde a escrever “A Culpa é das Estrelas”. Morou em Chicago, onde foi assistente editorial do jornal Booklist. Em Nova York, foi crítico literário no The New York Times Book Review.
John Green é uma estrela do segmento chamado de Young adult – a literatura para adolescentes e jovens, é autor dos livros “Quem é Você Alasca?” (2005), O “Teorema Katherine” (2006), “Deixe a Neve Cair” (2008), “Cidades de Papel” (2008), “Will e Will, Um Nome, Um Destino” (2010) e “A Culpa é das Estrelas” (2012), um sucesso de vendas nos Estados Unidos e também no Brasil. A literatura de John Green é realista e firmemente ancorada nos dias de hoje.